Já pensou como seria se vivêssemos em mundo onde fosse proibido errar? Tenso, né? Talvez nem “vivêssemos” de fato, pois a vida é uma constante sucessão de erros e acertos.

Mas e se eu te falar que existe um grupo de pessoas que estão “condenadas”, proibidas de errar! Isso mesmo, você não leu errado.

Falo aqui de um grupo, que inclusive, pertenço, falo das pessoas com deficiência.

Já reparou que quando erramos ou temos qualquer dificuldade, logo as pessoas sem deficiência, já relacionam isso com a nossa condição.

Mesmo quando não têm relação alguma, às vezes, são questões pessoais, profissionais, sociais, comportamentais ou até fatores externos à pessoa.

Mas para que tentar entender? Para que tentar buscar uma solução? Se o marcador social já aponta a solução: Tudo é culpa da deficiência! E se não for? Eles falarão isso! Pelo simples fato de “acharem” que é!

É contra esse, e outros diversos tipos de capacitismos que temos que lutar no dia a dia. Não basta ter sobreviver a falta de acessibilidade, oportunidades dignas e direitos básicos.

Ainda precisamos lidar com o capacitismo e a preguiça social de que somos mais que um corpo com deficiência. Reafirmar constantemente que PESSOA vem antes da deficiência é uma questão de sobrevivência.

Até porque se você é pessoa com deficiência, já sabe, está proibido de errar.