A história do jovem casal Letícia e Felipe é daquelas que inspiram. Por isso, resolvemos entrevista-los para contar alguns detalhes dessa linda relação com as filhas Alice, que nasceu com uma rara doença, e Laura.

jovem casal - filha com deficiência- casadaptada

Quem são Letícia, Felipe, Alice e Laura?

Letícia é esposa do Felipe e mãe da Alice e da Laura, criadora do blog. Felipe é o marido da Letícia e pai da Alice e da Laura.. Alice e Laura são nossas filhas, Alice tem 1 ano e 8 meses e Laura 2 meses

Que sonhos e dúvidas fizeram parte do universo do casal Letícia e Felipe durante as duas gestações?

Durante a gestação da Alice foram sonhos de qualquer casal jovem, uma filha com saúde, alegre, expectativas de uma criança feliz que pudesse correr, brincar, chamar o papai e a mamãe, dúvidas na primeira gestação quanto a sermos bons pais por sermos tão novos.

Na segunda gestação.. Não tínhamos muitos sonhos, tínhamos muito medo e insegurança de vir uma criança com o mesmo problema da Alice e não termos condições nem financeiras nem emocionais de criar outra criança assim e devido termos descoberto a gravidez tardia esses medos só aumentaram, o sonho se transformou em oração para que desse tudo certo, e o que viesse a mais seria lucro!

jovem mãe - criança com deficiência- casadaptada

Como foi que você reagiu ao descobrir que aquele ser tão sonhado e desejado, que era a Alice, teria limitações, e se desenvolveria num ritmo diferente de outras crianças, ditas  “normais”?

Foi um choque, a principio reagimos como se fosse um luto, chorávamos muito até nosso corpo sentiu, ficávamos muito doentes, nosso relacionamento de casal ficou muito abalado tínhamos inveja… é difícil de dizer e assumir, mas é verdade. Esperávamos conhecer o mundo de uma criança de um jeito e quando ela nasceu tivemos que conhecer um universo totalmente diferente do nosso..

Quando vemos uma criança de 1 aninho fazer coisas que minha filha não pode fazer aos quase 2.  Doía muito ver a Alice lutar tanto para aprender a fazer algo que vem naturalmente para uma criança típica, como mastigar ou apontar.

Mas, hoje normalmente, nos apegamos muito na certeza que nada é para sempre e mesmo com o diagnóstico que não diz isso acreditamos que ela irá fazer e vai chegar lá no tempo dela.

O que é ser mãe de uma criança com necessidades específicas?

Ser mãe de uma criança com necessidades especifica, é incrível pra falar a verdade, porque todo mundo fala: Ela não vai fazer, então qualquer coisa que ela faz mesmo que seja banal é incrível..

Ser mãe de uma criança especial, é aprender a ser menos egoísta, é se anular e abrir mão de sonhos e desejos para viver para e por uma pessoa que não te oferece nada de certeza muito menos de conquista, ser mãe de uma criança com necessidades é ter que ter o psicológico de ferro, de aço, é ser uma mulher maravilha! Mas principalmente é viver na fé, é nunca desistir e NUNCA deixar de acreditar.

menina com deficiênci- casadaptada

Como você trabalha sua  estrutura psicológica, tanto no que diz respeito  a aprender a aceitar as futuras e prováveis limitações de Alice bem como a valorização de cada novo aprendizado?

Nunca tivemos muito tempo para trabalhar o psicológico, tivemos que simplesmente aceitar a situação.. Acho que isso devo muito a meus pais, minha mãe quando pequena sempre me fez engolir o choro e dizia que existiam situações piores que reclamávamos a toa.. Se existe ou não situações piores, eu não julgo mais e nem comparo..

Como eu disse, rezamos muito pedindo forças.. não vou dizer que é sempre fácil.. porque somos humanos.. as vezes choramos sim, mas tentamos não fazer dos dias tristes os mais importantes, afinal ela também tem as conquistas dela, para ela o simples fato de dizer um tchau balançando a mãozinha é uma conquista e se isso é uma conquista para ela porque vou ficar chorando e me lamentando? Ela faz coisas que não fazia antes…

Vocês enfrentam ou já enfrentaram algum tipo preconceito?

Sim, enfrentamos muito.. Primeiro por ser pais novos.. Segundo pela Alice.. Uma vez fomos a uma pizzaria e uma criança (devia ter uns 7 anos) viu a Alice, e a Alice usa uma bandagem colorida no rosto para estimular a musculatura, a menina começou a gritar: olha mãe um palhaço.. e a mãe não falou que isso era errado, não me perguntou nem nada.. simplesmente disse que existiam pais que faziam de tudo para se aparecer..

Em muitos lugares enfrentamos preconceitos com olhares, as pessoas nos olham estranho.. Comentam sobre nós uma com as outras.. A parte mais difícil para mim não é nem a Alice ter a dificuldade dela, são esses julgamentos.. Esses olhares…

jovem casal - casadaptada

Como surgiu o blog Duplicando Amor?

Bom, a ideia do blog foi que às vezes eu queria desabafar, escrever o que penso.. o que sinto.. e queria poder compartilhar e conhecer mães que passam pelo mesmo, para dividirmos o mesmo sentimento trocarmos experiência sem contar que me faz muito bem, me sinto aliviada escrevendo, pra mim é tipo minha terapia..

E do alto da experiência que adquiriu nesses quase dois anos, que dicas você daria para uma jovem mãe que passa/passará pela mesma situação que você?

Bom.. para mim essa é a pergunta mais difícil pois realmente é difícil de agir quanto mais a dar dicas para alguém, então desejo que ninguém passe ou um dia venha a passar por isso, seria tão bom se tudo fosse perfeito.. mas se acontecer, minhas dicas são em  primeiro lugar a ter calma, aprendemos a ter calma pois vimos que se estressar não resolve nada, aprendemos a ter fé e fazer uma ligação direta com Deus, ele é a melhor pessoa para nos ouvir e entender ( Deus é um só independente de religião), aprendemos a nunca desistir independente de quantos tentem te convencer a isso, e a ser teimoso.

Ser persistente. E nunca tentar carregar tudo nas costas sozinhos, ninguém é suficientemente forte o bastante para não precisar de alguém pelo menos para conversar, isso também foi muito importante.. Por isso mais uma vez a criação do blog…

Alice - casadaptada

Para quem deseja conhecer melhor essa família, basta visitar o blog Duplicando Amor.