20381526936_cd6e471c97_k

O Comitê Paralímpico das Américas (APC, em inglês) anunciou que a edição de 2019 dos Jogos Parapan-Americanos, que serão realizados em Lima, no Peru, contarão com números recordes: 1.850 atletas em 17 modalidades – duas a mais do que em Toronto-2015.
O anúncio foi feito após três dias de encontro (28 de fevereiro a 1 de março) na capital peruana entre a APC e o Comitê Organizador de Lima-2019 (COPAL, em espanhol).
No encerramento do encontro, seis pessoas – Jose Luis Campo, presidente da APC; Luis Salazar, presidente do COPAL; Xavier Gonzales, CEO do Comitê Paralímpico Internacional (IPC); Saúl Barrera, presidente do Instituto de Esportes do Peru; José Arista, Diretor Executivo de Projetos Especiais de Lima-2019; e Luisa Villar, presidente do Comitê Paralímpico Peruano – assinaram o acordo que confirma a realização do maior Parapan-Americano em Lima.
As 17 modalidades que irão fazer parte do programa esportivo do Parapan-Americano de Lima-2019 são: atletismo, badminton, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, levantamento de peso, tiro esportivo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, taekwondo, basquete em cadeira de rodas, rugbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
Tiro com arco foi removido do programa, enquanto badminton, tiro esportivo e taekwondo estarão nos Jogos pela primeira vez. A competição está marcada para ocorrer no fim de agosto de 2019.
Além de ratificar o programa esportivo, a delegação da APC e o CEO do IPC, Xavier Gonzales, receberam atualizações de diversas áreas funcionais e preparativos para os Jogos. O grupo visitou algumas sedes que podem receber os Jogos daqui três anos.
“Este acordo é um passo significativo no crescimento do Movimento Paralímpico nas Américas, já que significa que Lima sediará a maior edição de Jogos Parapan-Americanos da história, com duas modalidades e 250 atletas a mais do que em Toronto-2015. É vital que o Movimento continue se fortalecendo nas Américas depois do Parapan de Toronto e dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016. O acordo nos faz caminhar nesta direção”, disse Jose Luis Campo.
Os Jogos Parapan-Americanos de 2015, em Toronto, aconteceram entre os dias 7 e 15 de agosto. A competição reuniu cerca de 1.600 atletas de 28 diferentes países em 15 modalidades. Durante os oito dias de competição, dez recordes mundiais, 70 recordes continentais e 239 recordes parapan-americanos foram quebrados.
Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)
Fonte: cpb.org.br