incontinência intestinal (7)

O que é Incontinência intestinal?

Incontinência intestinal ou incontinência anal é a perda involuntária de gases ou fezes pelo ânus, que ocorre em pessoas com desenvolvimento neuropsicomotor igual ou superior a quatro anos de idade. Importante ressaltar que a perda esporádica e involuntária de gases e fezes em crianças de até quatro anos pode ocorrer de modo fisiológico. O termo incontinência fecal significa perda involuntária de fezes e tem sido utilizado como sinônimo de incontinência anal.

A perda involuntária de fezes é uma condição frequente e representa um grande impacto negativo na qualidade de vida de seus portadores, comprometendo sua autoestima e levando ao isolamento social, além de, obviamente produzir importante limitação profissional. Os problemas psicossociais e econômicos ocorrem em todas as faixas etárias. Nas crianças, levam a dificuldade no relacionamento escolar; em adultos jovens, a problemas na manutenção do emprego e no relacionamento matrimonial; e, na terceira idade, o aparecimento da incontinência fecal é geralmente o motivo que leva os familiares a procurarem internação hospitalar ou em casa de repouso.

O sintoma varia desde perda apenas de gases, um vazamento ocasional de fezes líquidas, até uma falta de controle completa sobre o ânus, com perda de fezes sólidas, ou seja, quando a perda independe da consistência da matéria fecal. A incontinência anal é sete a oito vezes mais frequente no sexo feminino, principalmente em pessoas com mais de três partos vaginais, e também na população geriátrica (acima de 70 anos de idade).

Apesar de ser uma condição que causa embaraços, é importante procurar o médico e expor os sintomas, pois existem inúmeros tratamentos disponíveis para incontinência intestinal que podem melhorar os sintomas e, por consequência, a qualidade de vida.

incontinência intestinal (9)

Causas

Com relação a sua etiopatogenia (Causa), é geralmente complexa uma vez que vários são os mecanismos e estruturas que participam e são responsáveis pela contenção adequada das fezes, que vão desde: volume e consistência das fezes, motilidade intestinal, fatores cognitivos (Cerebral) normais, componente neurogênico íntegro (nervos pélvicos), sensibilidade anorretal normal, esfíncteres anais normais entre outros.

A incontinência anal pode ser congênita (Malformação anorretal e ou da coluna lombo-sacral) ou pode ter causa adquirida. As principais causas da incontinência intestinal são:

Dano muscular

Lesão no esfíncter anal, pode fazer com que seja difícil segurar adequadamente as fezes no interior do reto, ocasionando perdas. Esse dano normalmente acontece durante o parto vaginal, principalmente nos casos de partos “difíceis” e prolongados. E também quando se realiza uma episiotomia mediana ou se utiliza fórceps. Nestas situações, além de lesão dos esfíncteres anais (lesão muscular), podemos ter lesões neurológicas (do nervo pudendo que inerva a pelve), e também infecção no local da episiotomia acarretando incontinência anal.

Dano nos nervos

A lesão dos nervos pélvicos (Nervo pudendo e seus ramos) que detectam a presença das fezes no interior do reto, e controlam o funcionamento adequado do esfíncter anal, também podem causar o sintoma. Normalmente, este dano é devido a algumas doenças, como diabetes e esclerose múltipla, e por circunstâncias como múltiplos partos vaginais, lesão medular ou acidente vascular cerebral.

Constipação

A constipação intestinal crônica, com fezes sempre “massudas” e rígidas, que geralmente são difíceis de serem eliminadas é outra causa de incontinência fecal. Nestes casos, para realizar evacuação adequada é necessário muito esforço por tempo prolongado, fazendo com que, após vários anos, os músculos e nervos fiquem fracos (estiramento crônico), e não consigam conter as fezes, ocasionando perdas involuntárias.

Perda de capacidade de armazenamento (Perda da complacência)

O reto normalmente se dilata para acomodar as fezes e gases, mas se ele está com cicatrizes (fibrose) ou acabou endurecido em decorrência de inflamação, cirurgia prévia, radioterapia (para câncer de próstata, reto ou útero) ou outros fatores, ele pode não conseguir se “esticar” o suficiente para acomodar as fezes, fazendo com que gases ou o excesso de fezes acabe escapando.

Cirurgias anais e retais

Lesões iatrogênicas dos esfíncteres durante cirurgias anais e retais também podem causar incontinência anal. Cirurgias para tratar doença hemorroidária, as fissuras anais e fístulas anais, quando realizadas com técnica inadequada, podem causar secção parcial ou total dos músculos anais e nervos, levando a incontinência. Algumas operações sobre o reto, principalmente as que envolvem sua retirada (protectomia) podem causar graus variáveis de incontinência fecal, que podem ser temporárias ou permanentes. Nesta situação, os principais mecanismos são: a perda do reservatório retal, lesão muscular e a alteração da sensibilidade retal (lesão neurogênica).

incontinência intestinal (6)

Senilidade

Nos idosos há a fraqueza dos músculos anorretais e pélvicos associados a lesão do nervo pudendo (neuropatia), fazendo com que a sensibilidade retal (percepção das fezes no reto) esteja alterada, ocasionando perdas fecais sem que se perceba e também dificuldade na contração do esfíncter anal. Além disso, outros fatores tais como o uso crônico de medicamentos laxantes que tornam as fezes liquidas e a formação de fecaloma no reto (bolo fecal volumoso e endurecido) que leva a grande distensão da ampola retal com perdas involuntárias, são também responsáveis por este sintoma.

Diarreia

A diarreia é uma das causas mais comuns de incontinência fecal, isso porque quando o bolo fecal está líquido é mais difícil de contê-lo do que quando apresenta a textura habitual (semi-sólida). A diarreia, portanto, pode originar o sintoma, mas também pode piorá-lo caso a pessoa já tenha uma condição pré-existente de fraqueza dos músculos pélvicos e anais.

Causas psicogênicas

Incontinência fecal psicogênica ou encoprese é a perda fecal involuntária que ocorre em crianças com mais de quatro anos de idade, sem lesões esfincterianas. É até quatro vezes mais frequente no sexo masculino. Esta incontinência fecal é motivada por distúrbios emocionais, e alguns fatores contribuem para seu aparecimento: ansiedade, estresse pessoal ou familiar, preocupação excessiva com a evacuação, uso de laxativos, distúrbios de atenção, história de abuso sexual, entre outros. Seus portadores geralmente são retencionistas crônicos de fezes, com grande dilatação do reto e apresentam escapes de fezes por transbordamento (incontinência fecal paradoxal).

Condições adversas

A incontinência fecal também pode acontecer em casos de prolapso retal, uso de medicamentos que aceleram o trânsito intestinal, doença inflamatória intestinal (retocolite ulcerativa e doença de Crohn), tumores do canal anal, síndrome do intestino irritável (forma diarreica), fístula reto-vaginal entre outras.

tratamento e cuidados

incontinência intestinal (8)

Tratamento de Incontinência intestinal

O tratamento da incontinência fecal é bastante diversificado, e será baseado na causa do problema e no seu diagnóstico correto. Para esclarecer com precisão o diagnóstico, será necessário exame da região anal e vaginal para visualizar a presença de resíduos fecais, cicatrizes e fraqueza dos músculos (ânus frouxo). Outros exames podem ser necessários para avaliar a sensibilidade e contratilidade dos músculos do assoalho pélvico, tais como: eletromanometria, eletroneuromiografia e ultrassonografia anal.

Existem vários tipos de tratamento para incontinência anal, que vão depender da gravidade dos sintomas, da presença ou não de secção do esfíncter anal, presença de doenças associadas e da idade e condições clínicas do paciente.

As opções de tratamento incluem:

  • Modificações da dieta
  • Suspensão de laxativos e/ou utilização de medicamentos constipantes
  • Exercícios pélvicos orientados (biofeedback)
  • Utilização de plugues anais ou de agentes de preenchimento
  • Eletroestimulação
  • Até cirurgias reparadoras dos músculos lesados.

Qual especialista devo procurar?

O coloproctologista é o médico especialista para tratar as doenças localizadas nos intestinos e região anorretal. É o profissional com expertise para esclarecer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado e mais moderno para seu sintoma, que pode ser com medidas clínicas ou com operações. No Brasil, temos a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) que agrega todos os médicos desta especialidade e que pode ser consultada.

diagnóstico e exames

incontinência intestinal (2)

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar incontinência intestinal são:

  • Clínico geral
  • Gastroenterologista
  • Coloproctologista

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos, vitaminas ou suplementos que tome com regularidade

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Os seus sintomas são ocasionais ou contínuos?
  • Qual a severidade do sintoma?
  • Você evita algum tipo de atividade por causa da incontinência intestinal?
  • Há algo que melhore os sintomas? O quê? E que piore?
  • Você normalmente tem diarreias ou tinha o intestino preso (constipação) anteriormente?
  • Também tem incontinência urinária?
  • Quais as suas outras condições de saúde? Fez algum tratamento recentemente?

Levar as suas perguntas para o consultório ajuda a sair de lá com todas as dúvidas respondidas e a começar de forma correta o tratamento. Portanto, leve as suas dúvidas anotadas, começando pela mais importante, para à consulta. Algumas perguntas importantes para incontinência intestinal são:

  • Quais exames eu preciso fazer para diagnosticar a causa do meu sintoma?
  • Qual o tratamento mais indicado para o meu caso?
  • Preciso seguir alguma dieta diferenciada? Restringir alguns alimentos?

Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.

Buscando ajuda médica

Procure ajuda médica caso não esteja conseguindo conter as fezes ou perceba que, às vezes, elas escapam. O sintoma é comum e pode atrapalhar muito a qualidade de vida se não tratado, então, sendo criança, adulto ou idoso, é importante comunicar o médico sobre a existência do sintoma.

fontes e referências

  • Revisado por: Carlos Walter Sobrado, proctologista do Hospital 9 de Julho – CRM 51146/SP
  • Manual de Fisiologia Anorretal e Assoalho Pélvico. Aspectos práticos. Editores: Sobrado CW, Nadal SR e Sousa Jr AHS. São Paulo: Office Editora, 2012. (Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo-ACESP).
  • Clínica Mayo – organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que reúne conteúdos sobre doenças, sintomas, exames médicos, medicamentos, entre outros.

Fonte: Incontinência intestinal – Causas e Tratamentos | Minha Vida