Gente, tem coisa melhor que entrar no banho e relaxar curtindo aqueles aromas maravilhosos do xampu, do sabonete, do condicionador? Entretanto, para muitos cadeirantes e pessoas com limitações nas mãos o banho é uma ação de alto risco necessitando de muita atenção pois, um simples descuido a pessoa pode sofrer uma queda séria.

dicas-banho-sabonete-cadeirante-de-papo-com-claudinha

Apesar de eu ser capaz de ficar em pé, faz tempo que optei por tomar banho sentada. Todavia, uma coisa tenho em comum com os cadeirantes e as pessoas com algum tipo de limitação nas mãos é quando ocorre do sabonete ou do xampu cair no chão. Você  sabe qual o melhor tipo de sabonete para os cadeirantes e para as pessoas com algum tipo de limitação nas mãos?E como um cadeirante apanha um sabonete que caiu no chão?

sabonetes-natura-de-papo-com-claudinha

Durante muitos anos eu utilizei os sabonetes em barra da Natura.Eles são demais pois, tem um perfume suave e delicado, hidratam a pele e a deixam macia e preparada para receber o creme hidratante. Mas, como tenho a motricidade fina bem prejudicada pegar coisas leves é bem mais difícil que pegar coisas pesadas.Daí os sabonetes sofriam nas minhas mãos ora indo ao chão, ora vindo pedaços nas minhas unhas e assim eu desperdiçava muito sabonete.

Sem falar que quando o sabonete caia eu acabava tendo que chamar alguém para pegá-lo para mim pois, como não há boxe no meu banheiro muitas vezes o sabonete caia longe e eu toda molhada ficava receosa de sofrer um escorregão.E, ao mesmo tempo, eu me sentia desconfortável por estar pedindo auxílio toda vez que isso acontecia.

Então uma boa dica para quem não dispensa o sabonete em barra e/ou possui muita dificuldade para segurar o sabonete é ter mais de um sabonete dentro do box ou utilizar uma bucha de banho. Já em casos de crianças com paralisia cerebral ou mesmo adultos com pouca coordenação motora uma sugestão é fazer uso dessa bucha adaptada.Segundo a Terapeuta Ocupacional Johanna Cordeiro Melo Franco,autora do blog Terapia Ocupacional e Paralisia Cerebral para fazer a bucha basta você pegar um saquinho ou uma meia calça, colocar o sabonete dentro e amarrar com um elástico ou corda.

bucha-adaptada-terapia-ocupacional-paralisia-cerebral-de-papo-com-claudinha

Como eu desconhecia essa invenção e tenho a pele muito sensível acabei adotando o sabonete líquido. Lembro de alguns que usei entre eles o sabonete líquido da linha Natura  Sou, que apesar de ser cremoso, cheiroso, deixar a pele macia e lisinha, tinha uma embalagem feita de um plástico molinho. Daí como eu não tenho muita “destreza”, eu acabava apertando com muita força e como ele é bastante líquido acabava saindo uma grande quantidade.Também achei complicado fechar a embalagem pois, é difícil deixá-lo sobre uma superfície e apertar a tampa.  

sabonete-natura-sou-coordenacao-motora-de-papo-com-claudinha

Um outro sabonete que eu também já usei foi o Jonhson’s Baby. Ele é levinho, deixa a pele hidratada e macia, tem uma fragrância bem suave e não espuma muito.Também a sua tampa flip-top, facilita muito o manuseio do frasco e você encontra facilmente nas farmácias e supermercados.

johnsons-baby-sabonete-liquido-pessoas-com-deficiencia-de-papo-com-claudinha

Recentemente estou utilizando o Sabonete Líquido Glicerina Granado Bebê ele tem um cheiro maravilhoso, de glicerina mesmo, hipoalergênico, não contém ingredientes de origem animal e é indicado para peles sensíveis. Vem em embalagem de 250 ml e depois que ele acabar podemos comprar o refil, com a mesma quantidade que vem no frasco e com um preço mais acessível.

sabonete-glicerinado-granado-pessoas-com-deficiencia-de-papo-com-claudinha

refil-sabonete-liquido-tradicional-bebe-granado-pessoas-com-deficiencia-de-papo-com-claudinha

Já a tampa tem uma trava de segurança, que impedi que o mesmo se derrame quando se quer levá-lo na mala.A desvantagem dessa tampa é que o sabonete sempre necessita estar apoiado em algum local. Como eu o apoio num banquinho de plástico não enfrento dificuldades para manuseá-lo.Além do mais ao apertar o frasco, posso controlar direitinho a quantidade que sai.

granado-pcd-cadeirante-saboneteira-de-papo-com-claudinha

Enfim, deu para perceber que eu gosto de ir revezando os sabonetes e alternando o cheiro pois, se eu utilizar demais o mesmo produto acabo enjoando.Inclusive estou de olho nesse sabonete aí, que parece ter uma embalagem de fácil manuseio. Alguém aí já utilizou?

E aí, como vocês escolhem o tipo de sabonete de vocês? Preferem os de barra ou líquido? E os cadeirantes que moram sozinhos como pegam o sabonete quando cai no chão? Conta pra gente, a nação cadeirante agradece! Ah, e não esqueçam de me acompanhar no Facebook// Instagran// Twitter

*Imagens do Google

*Esse post não é um publieditorial