Neste post você poderá ter acesso e baixar 3 materiais (2 manuais e 1 informativo) que podem ajudar cuidadores, familiares ou não, nos cuidados diários às pessoas com Alzheimer.

Se você é profissional, esse material pode ser útil junto às famílias e cuidadores no seu trabalho de orientação quanto aos cuidados. =)

Manual de Habilidades para Cuidadores Familiares

 

Um manual da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia para cuidadores familiares de idosos, foi elaborado pensando em orientar os familiares quanto aos cuidados necessários ao doente de Alzheimer dependente.

Ao longo de 13 capítulos, o conteúdo aborda o básico sobre cuidar de adultos dependentes no ambiente doméstico: as transferências, o vestir, a forma correta de caminhar, dentre outros conteúdos essencias à vida de uma pessoa dependente com doença de Alzheimer.

Para download: Manual de habilidades para cuidadores familiares de personas dependientes

Manual para cuidadores e familiares. Conheça a doença de Alzheimer: respostas específicas para questões reais

 

Material desenvolvido pela Know Alzheimer, uma iniciativa conjunta da Sociedade Espanhola de Neurologia, da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, da Sociedade Espanhola de Médicos de Cuidados Primários, da Sociedade Espanhola de Farmácia Comunitária e da Confederação Espanhola de Associações de Familiares de Alzheimer (CEAFA).

A iniciativa objetiva divulgar a realidade atual no gerenciamento de pacientes de Alzheimer na Espanha. Especificamente, procurou-se saber quais são as atitudes dos diferentes grupos envolvidos no diagnóstico e tratamento da doença, identificar as suas necessidades e analisar as circunstâncias suscetíveis de melhorias que resultem em um melhor atendimento para os pacientes e suas famílias. Este material foi construído com a ajuda de mais de 800 cuidadores!

Para download: Manual de Consulsulta para Cuidadores e Familiares. Respostas Concretas para Dúvidas Reais.

 

Informe para Cuidadores Familiares

 

Um informe resumido e ilustrado para cuidadores familiares que orienta quanto aos principais cuidados com pessoas com doença de Alzheimer no cotidiano. Imagens e texto resumem em 8 páginas orientações, como esta quanto ao vestir:

 

Válido para quem quer um material resumido. =)

Para download: Manual de habilidades para cuidadores familiares.

Se você conhece algum material como este e deseja compartilhar, nos envie o link ou a página que disponibilizaremos aqui no site para que todos tenham acesso. Obg!

Quem procura um material para usar com pessoas com doença de Alzheimer, temos uma sugestão: nossos cadernos de exercícios. Exercícios com temáticas diversas que consideram a vida, as habilidades, interesses e história dos clientes como temáticas estimulantes! Desafios que podem ser graduados em um recurso que faz muito sucesso com quem já adquiriu! Quer saber mais? Clica aqui! Aproveite nossos descontos!! 

cadernos

Fonte: Reab.me