Pilates para deficientes físicos
 

Por que Pilates para deficientes físicos?  Bom, quando fui convidada para escrever nesse espaço, pensei bastante sobre o que falar em meu primeiro artigo.

Procurei passar uma boa impressão, escrever algo que despertasse o interesse de vocês da forma mais positiva e inspiradora possível.

Assim, escolhi compartilhar uma experiência maravilhosa, na qual aprendi muito e pude comprovar o quão maravilhoso é o Método Pilates.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015 revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde é de 2013 (PNS) e considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual.

Essa pesquisa foi uma das razões que me motivaram a escolher o tema desse artigo, meu objetivo aqui é compartilhar minha experiência com aulas de Pilates para deficientes físicos.

O PILATES PARA TODOSpilates-para-deficientes-fisicos-03

Logo na criação do método, Joseph afirmava que a Contrologia correspondia ao controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, ou seja, na utilização e aplicação de forma adequada de todos os princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto.

Deste modo se caracterizava como a coordenação completa de corpo, mente e espírito, onde através do Pilates, qualquer indivíduo poderia alcançar o controle completo do próprio corpo, e com a rotina adequada de repetição dos exercícios chegaria a coordenação e ritmos naturais, adequando o consciente a todas os mecanismos inconscientes.

Nesse sentido podemos pensar sobre o desenvolvimento do corpo humano desde a infância até o envelhecimento. Na infância, resguardando algumas exceções, a relação humana com o corpo, ainda em desenvolvimento, é livre, natural, plena.

Esses princípios conforme o próprio Pilates acreditava, se aplica a todos.

Foi a partir dessa crença de Joseph, que dei aulas de Pilates para deficientes físicos, a superação desse grupo especial, é tão grande que me encantei.

Aulas com Kryzanowska

Acredito que todos vocês já devem ter ouvido histórias sobre Joseph Pilates na época da 1ª Guerra Mundial, em que ele ajudou a cuidar dos feridos e amputados durante o período em que ficou preso no campo de refugiados na Inglaterra.

Pois bem, segundo Benjamin Degenhardt (Profissional de Pilates e Pesquisador), não existe nenhuma prova documentada sobre ele realmente ter passado por essas experiências. No entanto, as belas histórias nos servem – sempre – de inspiração.

Durante minha formação com Romana Kryzanowska, tive algumas informações teóricas de como usar o Método com pessoas com vários tipos de limitação, inclusive amputados – mas, até então, tudo na teoria.

Pilates para deficientes físicos

pilates-para-deficientes-fisicos

Eis que um belo dia surge no Studio uma mulher bonita, simpática e muito alegre.

Seu nome era Sueli.

Tinha a perna esquerda e parte do pé direito amputados, e gostaria de praticar Pilates! Fui sincera e disse que não tinha nenhuma experiência com amputados, mas que, com certeza, poderia ajudá-la com o meu trabalho. Ela topou!

Usei o que aprendi na teoria durante a formação, li muito sobre o assunto, conversei com colegas Educadores Físicos (como eu) e Fisioterapeutas, e isso tudo me ajudou a iniciar o trabalho.

Pilates para deficientes físicos 01
Sueli durante um dos exercícios no Studio de Pilates

Além dos princípios do Método, alguns conceitos como “manter a caixa” (alinhamento do tronco) e “trabalhar com forças opostas” fizeram com que ela trabalhasse conscientemente o seu “Power House” e desenvolvesse um centro forte e estável.

No começo, trabalhava sempre com a prótese. Depois de uns seis meses, propus a ela um novo desafio: fazer uma aula sem a prótese. Ela adorou a ideia e contou que se sentia mais livre sem o objeto. Daí para frente, o trabalho fluiu cada vez mais.

Eu percebia o quanto ela se tornava mais ágil e forte a cada dia, e as dores na coluna iam diminuindo e até sumindo em alguns momentos.

Não sei mensurar o quanto esta experiência me fez crescer profissionalmente e pessoalmente, mas meu desejo é que todos vocês tenham uma oportunidade como eu tive.

Meu conselho: estude muito, construa uma base sólida de conhecimentos para não ter medo de experimentar, e principalmente, tenha bom senso.

Infelizmente, depois de três anos Sueli precisou mudar de cidade por conta do trabalho, e não pode continuar as aulas no Studio.

De presente, deixo um pequeno vídeo da Sueli, eu mesma gravei as imagens durante uma aula.

Benefíciospilates-para-deficientes-fisicos-01

Todos os exercícios do método buscam reabilitar e fortalecer o corpo.

Além disso, o Pilates para deficientes físicos traz autonomia, melhora a auto estima, e promove a socialização das pessoas com deficiência, que a partir dos movimentos, tem seus músculos fortalecidos.

A Contrologia desenvolvida por Joseph Pilates, é um importante aliado no processo de reabilitação e pós-reabilitação nos casos de pós-cirurgias, lesões, complicações genéticas e articulares, inclusive os transtornos neurológicos.

Os pacientes têm uma melhora na coordenação motora, e na postura além de mais força, equilíbrio e flexibilidade.

Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.

Concluindo…pilates-para-deficientes-fisicos-02

É importante ressaltar que para qualquer atividade física, independente de qual seja, é necessário que o instrutor acompanhe de perto e monte treinos diferenciados para seus pacientes , isso porque os deficientes precisam de exercícios mais dinâmicos e lúdicos para que mantenham sua mente focada na atividade.

Quero ressaltar que trabalho somente com o Pilates Clássico.

Embora muitos não saibam, existem muitas ferramentas para adaptarmos os exercícios sem a necessidade de usar outras técnicas ou inventar coisas novas e diferentes.

Fonte: http://blogpilates.com.br/pilates-para-deficientes-fisicos/