Quer ser um líder inclusivo?Com o objetivo de expandir a questão da diversidade nas esferas sociais, Liliane Rocha, CEO da Gestão Kairós, desenvolveu o livro Como ser um líder inclusivo. A obra literária de 80 páginas traz relatos, vivências e dicas para a valorização das diferenças no cotidiano a partir de uma escrita leve e objetiva. “Quando comecei a idealizá-lo, queria impactar todos os segmentos e não apenas o empresarial. Portanto, o conteúdo pode ser lido por uma mãe de família, um pai, líderes comunitários, professores e gestores de companhias. Em alguns momentos também conto episódios de preconceito que já sofri por ser negra a fim de exemplificar e fortalecer as pessoas que passaram pelas mesmas situações e que buscam ter os direitos garantidos”.

De acordo com Liliane, o principal desafio para a valorização da diversidade na gestão é proporcionar oportunidades de acesso aos espaços que se constituem as relações humanas. Inclusive, no mercado de trabalho. “As estatísticas apontam certos grupos da sociedade como segregados e sem alcance dos direitos básicos”. Este é o caso das pessoas com deficiência. “Ao analisar o estudo feito pelo Instituto Ethos com as 500 maiores empresas brasileiras é possível notar uma regressão. Em 2007 pessoas com deficiência eram 1,9% no quadro funcional e 0,4% no executivo. Já em 2010 estavam em 1,5% no quadro funcional e 1,3% no executivo. Enquanto que no ano passado o número de trabalhadores funcionais fechou em 2,3% e 0,6% de executivos”.

Para a CEO, é possível mudar o cenário de segregação por meio da interação e diálogo. “Além do valor ético e moral que as organizações costumam expressar na missão, visão, valores e códigos de conduta, também deve ser criado um ambiente que possibilite o compartilhamento”.

Outro destaque presente no livro é um capítulo sobre Diversitywhashing. O termo criado por Liliane aborda o fenômeno em que mesmo sem adotar uma política de inclusão, a empresa se apoia na diversidade para lançar produtos, campanhas publicitárias e atingir novos públicos. “O que acontece é uma pena porque a valorização da diversidade não se trata de uma moeda que vai passar. Portanto, quem não estiver ciente disso, ficará atrasado em relação ao resto do mundo”.

O Como ser um líder inclusivo está no valor de R$ 35,00 e pode ser adquirido no site da Scortecci Editora.

Source: Revista D+ » » Quer ser um líder inclusivo?