Jogos Paralímpicos de Inverno
por Ricardo Shimosakai
 
Jogos Paralímpicos de Inverno. Os Jogos Paraolímpicos de Inverno são a competição olímpica oficial para atletas com deficiências físicas, intelectuais e sensoriais envolvidas em esportes de inverno, praticados em gelo ou neve; portanto, a denominação desses Paralímpicos obedece à intenção de diferenciá-los dos Jogos Paralímpicos de Verão. Atletas com deficiência motora, amputações, cegueira e paralisia cerebral estão incluídos nos Jogos, com exceção de pessoas com deficiências mentais, que competem nos Jogos Olímpicos Especiais.
 
Nos Jogos Paraolímpicos de Sochi, foi o marco da primeira participação de atletas brasileiros . No snowboard André Cintra e no esqui cross-country Fernando Aranha.
 
A 12ª edição da competição começa no dia 9 de março de 2018, e o local será em PyeongChang, na Coreia do Sul. Três atletas irão representar o Brasil: Aline Rocha e Cristian Ribera no esqui cross-country e Andre Cintra no snowboard.
 
No total, mais de 600 atletas disputarão medalhas em seis modalidades durante os dez dias dos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018.
 
 
Jogos Paralímpicos de Inverno. Edições.
 
1976 – Örnsköldsvik, Suécia
1980 – Geilo, Noruega
1984 – Innsbruck, Áustria
1988 – Innsbruck, Áustria
1992 – Tignes – Albertville, França
1994 – Lillehammer, Noruega
1998 – Nagano, Japão
2002 – Salt Lake City, Estados Unidos
2006 – Turim, Itália
2010 – Vancouver, Canadá
2014 – Sóchi, Russia
2018 – Pyeongchang, Coréia do Sul
2022 – Pequim, China
 
Categorias de deficiência
O Comitê Paraolímpico Internacional estabeleceu seis categorias de deficiência aplicáveis tanto para Jogos Paraolímpicos de Verão quanto para os de Inverno. Atletas com uma dessas deficiências físicas são capazes de competir, embora nem todos os esportes permitem todas as categoria de deficiência.
 
• Amputado: Atletas com uma perda parcial ou total de pelo menos um membro.
• Paralisia cerebral: Atletas com danos cerebrais não-progressivos, como por exemplo paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral ou deficiências semelhantes que afetem o controle muscular, equilíbrio ou coordenação.
• Deficiência intelectual: Atletas com um prejuízo significativo no funcionamento intelectual e limitações associadas no comportamento adaptativo.
• Cadeira de rodas: Atletas com lesões na medula espinhal e outras deficiências que os obrigam a competir em uma cadeira de rodas.
• Deficientes visuais: Os atletas com deficiência visual, que varia de visão parcial, suficiente para ser julgado como legalmente cego, até a cegueira total.
• Les Autres: Atletas com deficiência física que não se enquadram estritamente sob um das outras cinco categorias, tais como nanismo, esclerose múltiplaou congênitas deformidades dos membros, como a causada por talidomida. O nome para esta categoria vem do francês e significa “os outros “)
 
Jogos Paralímpicos de Inverno. Modalidades.
 
Esqui alpino: há dois eventos no esqui alpino: slalom e slalom gigante. O esqui alpino acomoda os atletas com as seguintes limitações físicas: lesão medular, paralisia cerebral, amputação, Les Autres e deficiência visual. Existem onze classificações, sete para atletas em pé, três para atletas sentados e três para atletas deficientes visuais. As divisões são definidas pelo grau de função dos atletas e pela necessidade de equipamento auxiliar (prótese, bastões de esqui, etc.). O Snowboard Cross está tecnicamente agora incluída nesta categoria, embora a competição tenha lugar apenas com classificações limitadas.
Biatlo: o biatlo é uma combinação de esqui cross-country com tiro ao alvo. Isso requer resistência física e tiro exato. Os eventos estão abertos a atletas com deficiências físicas e deficiências visuais. Há quinze classes em que os atletas serão colocados de acordo com seu nível de função. Doze divisões são para atletas com deficiência física e três divisões são para atletas com deficiência visual. Os atletas competem juntos e seus tempos finais são inseridos em uma fórmula com sua classe de deficiência para determinar a ordem geral de final dos atletas. Os atletas deficientes visuais podem competir através do uso de sinais acústicos. A intensidade do sinal varia dependendo se o atleta está ou não no alvo.
Esqui cross-country: o esqui cross-country, também conhecido como esqui nórdico, está aberto a atletas com paralisia cerebral, amputações, necessidade de cadeira de rodas, deficiência visual e deficiência intelectual. Há quinze classificações, três para atletas deficientes visuais, nove para atletas em pé e três para atletas sentados. As divisões são determinadas de forma semelhante ao esqui alpino, com atenção dada ao nível de função dos atletas e necessidade de dispositivos auxiliares.
Hóquei no gelo: o hóquei no gelo é aberto apenas a competidores masculinos com deficiência física na parte inferior do corpo. O jogo é jogado usando regras de hóquei internacionais com algumas modificações. Os atletas sentam-se em trenós com duas lâminas que permitem que o puck vá debaixo do trenó. Eles também usam duas varas, que têm uma ponta para empurrar e uma extremidade de lâmina para atirar. Os atletas são classificados em três grupos: o grupo 1 é para atletas sem equilíbrio de tronco ou com maior comprometimento nos membros superiores e inferiores, o grupo 2 é para atletas com equilíbrio de tronco e comprometimento moderado em suas extremidades e atletas no grupo 3 têm bom equilíbrio e comprometimento leve em seus membros superiores e inferiores.
Curling em cadeira de rodas: o curling em cadeira de rodas é um evento em equipe para-atletas com deficiências permanentes de membros inferiores que exigem que eles usem uma cadeira de rodas em suas vidas diárias. Atletas com paralisia cerebral ou esclerose múltipla também podem jogar se usarem uma cadeira de rodas. A entrega da pedra pode ser liberada manualmente ou o uso de um bastão. Não há classificações neste evento, exceto o requisito de que todos os atletas que participam devem ter necessidade de uma cadeira de rodas para mobilidade diária.
Para-snowboard: O Comitê Paralímpico Internacional atualmente reconhece duas classes esportivas mais amplas, uma para concorrentes com deficiências de membros inferiores e outra para pessoas com deficiências de membros superiores. A competição inclui atletas masculinos e femininos com deficiência física, como lesão medular, paralisia cerebral e amputação. Os Snowboarders usam equipamentos adaptados às suas necessidades.