Piauí inicia vacinação das pessoas com deficiência — Foto: Divulgação

Desde o final de março o Estado do Piauí começou a vacinar pessoas com deficiência (PCDs) contra a Covid-19.

De acordo com o governo do estado, o Piauí é o primeiro a iniciar a vacinação de PCDs com mais de 60 anos.

Ainda segundo o governo, muitos estados estavam imunizando apenas pessoas com deficiência institucionalizadas. No Piauí, uma lei garante prioridade às pessoas com deficiência na vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou que as doses das vacinas destinadas às pessoas com deficiência estão sendo encaminhadas aos municípios, que são responsáveis pela aplicação, levando o calendário próprio que cada prefeitura estabelece.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o deputado Franzé Silva (PT), autor da lei que tornou as pessoas com deficiência fazem parte do grupo prioritário.

Quem será vacinado

Inicialmente serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

Atualmente os municípios estão vacinando profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença e também pessoas idosas. Cada município possui seu calendário de vacinação.

Origem: Piauí é o primeiro Estado com vacinação de PcD contra Covid