Nossa Guerreira de hoje chama-se Mirian de Moraes Esteves. Nascida em Niterói, em 01/07/1960. Bacharel em Música Sacra, como pianista, regente e organista, técnica em segurança do trabalho

Miriam (5)

 

Qual a sua deficiência? Desde quando você tem essa deficiência?

Amputação congênita do braço e mão esquerda. De Nascença.

Como foi sua infância e adolescência?

Tranquila, porque a música me ajudou muito psicologicamente.

Qual seu nível de instrução escolar? Fale um pouco de como foi sua vida escolar e acadêmica?

Superior, médio e técnico. rsrsrs

Sempre gostei de estudar e lia muito na infância. Me inspirava com pessoas inteligentes e cultas, apesar de minha mãe ter apenas o ensino fundamental (3ª série).

Miriam (3)

Qual a sua profissão? Onde você trabalha?

Sou Assistente Administrativo na CESAN (Companhia de Saneamento e Esgoto em Carapina – Serra – ES) há 2 anos, concursada. Formada em Técnica em Segurança do Trabalho há 3 anos e em Música há mais de 30 anos.

Desde quando trabalha?

Trabalhei com música desde 1988: Bacharel em Música Sacra, como pianista, regente e organista nas igrejas batistas, concertista desde 2001 e lancei meu 1º Cd,( sonho de muitos anos atrás) em novembro de 2014, no Teatro Municipal de Niterói.

Como se deu sua entrada no mercado de trabalho?

Através de Concurso Público. E nem sabia que havia passado. Estava dando aulas de Música no Centro de Convivência em Anchieta – ES, qdo fui chamada.

Como é sua relação com os demais colegas de trabalho?

Muito boa. Em todo lugar que chego faço amizades e desde criança tenho muitos amigos. Eles me admiram muito e me sinto muito querido no meio em que trabalho, seja onde for que eu tenha passado.

Enfrentou ou enfrenta dificuldades no trabalho ou no mercado de trabalho? Quais?

Não. No início sentia muito, por não ter experiência. Me formei aos 19 anos e só vim trabalhar nessa área agora depois de 50. Sempre trabalhei com música. Mas sou versátil e disposta a aprender.

Miriam (4)

Para você como é ser mulher com deficiência num país, cujo padrão de beleza é o da barbie ( que é ser magra, alta, peituda, saudável, jovem, loira e ter um corpo “perfeito”)?

Acho que as mulheres com deficiência sentem-se menos complexadas do que as outras, porque a gente já é conformada e a gente se aceita numa boa. Tanto é que as vezes temos complexos do cabelo, da barriguinha e nunca da deficiência. Pelo menos comigo é assim. rsrsrsrs

Você acredita que as pessoas te veem a partir da maneira como você se sente e se percebe?

Eu tenho alto estima e as pessoas admiram isso e sei que de alguma forma eu ajudo as pessoas com a minha força de vontade, garra e meu talento musical.

E como você cuida da sua beleza?

Sou vaidosa e me acho, às vezes. Adooro tirar fotos e qdo sobra dinheiro me cuido melhor. As fotos para a escolha da capa do Cd ficaram lindas! Vivo postando no face. rsrsrsrs

Enfrenta ou já enfrentou alguma dificuldade para ter acesso a salões de beleza, clínicas de estética etc? Quais?

Não.

Miriam (1)

E quando o assunto é a sexualidade das mulheres com deficiência, ainda existem muitos empecilhos? Quais? Como esses empecilhos podem ser desfeitos?

As pessoas quase não enxergam meu defeito físico, a não ser alguém que não me conheça ou não tenha conversado comigo. E com relação a paquera, ihhhh, até depois de casada, o povo me enxerga. kkkkkkk Eu fiquei mais bonita depois dos 40, tanto é que casei após os 40, separei antes dos 50, e hoje aos quase 5.5, to casada de novo e muito feliz!

No tocante a saúde da mulher com deficiência, os consultórios ginecológicos estão preparados para nos receber?

Eu acho que todo profissional deve receber preparação para isso, mas eu nunca enfrentei algum problema.

Que recado você deixa para nossos gestores e para a sociedade em geral, incluindo os que visitam a Casadaptada?

Eu acho que todo deficiente é capaz, assim como toda criança é inteligente, basta você explorar e incentivar essa inteligência. Eu tive muito isso por parte da família e o amor transforma vidas. Que vocês continuem incentivando e ajudando as pessoas com necessidades especiais e divulgando seu trabalho, sua arte e assim, o mundo terá oportunidade de conhecer e de ser ajudado emocionalmente também, porque nem toda deficiência é meramente física.

Miriam (2)

Divulgação do CD Sem Barreiras, com participação especial: cantora Magda Belloti.

Contato para eventos: (27) 99520-9955 e (27) 2127-5465 (Cesan)

estevesmirian@gmail.com

https://www.facebook.com/mirianallegretto