A Mossoroense Martha Cristina e  a arte de educar e escrever apesar da deficiência física

Martha Cristina Eleutério Maia, nasceu no dia 20 de outubro de 1969 e teve poliomielite aos 2 meses de idade. Entretanto, a deficiência não foi obstáculo  para a mesma fazer pedagogia, se especializar na área de produção textual, se tornar educadora infantil e publicar um livro. Estão achando a história dela interessante?! Então vejam o que ela nos falou.

Martha Cristina (3)

Como foi sua infância e adolescência?

Meus pais sempre me deixaram livre, dancei, brinquei, fui às festas. Sempre fui uma boa aluna, adorava varrer a casa. Entretanto, na minha colação de grau, ninguém quis dançar comigo.  E a professora pegou um menino que sobrou  por ser considerado feio, para as meninas, foi o meu par…na adolescência, viagens, farras, festas….

 Martha Cristina (4)

Fale um pouco de como foi sua vida escolar e acadêmica.

Fiz pedagogia e me especializei na área de produção textual. Na escola tive uns problemas, devido a cirurgias que me submeti  tinha que ser carregada nos braços gerando inveja em muitos alunos por achar que eu era bajulada. Mas, a necessidade obrigava a tudo isso.

Na faculdade tudo correu bem, meu pai também era professor na mesma faculdade, não existia acessibilidade nos meus percursos da vida, para o meu lindo aparelho ortopédico caminhar livremente nas calçadas acadêmicas.

Logo depois de concluir o curso de pedagogia, me submeti a concursos e passei a lecionar, sendo educadora infantil, do qual tenho muito orgulho de minha profissão que esse ano vai completar 23 anos na área. Comecei a escrever artigos voluntários para jornal desde  2004 e dai juntei esses artigos e joguei em um livro por nome, Encorajadora Especial. Escrevo poesias em cordel, canto em play black, sou contadora de histórias sempre caracterizada por pinturas no rosto em meus eventos. E hoje faço parte na cidade de Mossoró-RN da Academia Feminina de Letras e Artes AFLAM.

Para você como é ser mulher com deficiência num país, cujo padrão de beleza é o da barbie ( que é ser magra, alta, peituda, saudável, jovem, loira e ter um corpo “perfeito”)?

Como mulher apesar dos talentos, ainda vejo preconceito com a mulher com deficiência…tive dois casamentos nos quais, não fui muito bem amada neles. Um deles tive um filho lindo, o Pedro Manuel Maia Campilho Menezes, do qual o chamo por peixinho do mar….tha. Apesar de ser guerreira, talentosa, criativa e inteligente como os homens me chamam encontro dificuldades no amor ainda em um relacionamento sério porque passatempo sem compromisso, muitos querem…Quero um amor verdadeiro, um alguém para amar e ser amada.


Você acredita
 que as pessoas te veem a partir da maneira como você se sente e se percebe?

Realmente as pessoas notam como me sinto, como sou uma pessoa alegre, quando tenho momentos de tristeza também percebem. 

Martha Cristina (2)

E como você cuida da sua beleza?

Cuido muito de minha beleza, vivo em salão, gosto de andar com cabelos escovados, com mega hair…mudo muito meu visual, dias loiras ou morena…faz parte da minha vaidade. 

E quando o assunto é a sexualidade das mulheres com deficiência, ainda existem muitos empecilhos? Quais? Como esses empecilhos podem ser desfeitos?

Quanto à sexualidade das mulheres com deficiência, ainda existem muitos tabus sim. Estou a fazer pesquisas em salas de bate papo com um nick name: mulher com deficiência…o resultado é o seguinte: uns elogiam por ser guerreira, história de vida,  outros vão direto a minha sexualidade, uns querem sair por curiosidade, uns fazem ofensas (tente suicídio, já ouvi de tudo:  você brinca de tique trepa? rsrs…)coisas positivas e negativas andando juntas na presente sociedade.

A mudança ocorre sempre com muita informação e ações sociais, palestras, o nosso fórum é muito ativo na cidade por nome Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró-RN e região.

Já sofreu preconceito?

Sofri um preconceito muito forte por parte da mãe do meu marido, desde o começo não aceitava meu namoro, nem mesmo casamento por eu ser deficiente física, mas ele foi morto, era bissexual e o amante o matou. 
  

Quais seus projetos para o futuro?

Meus projetos pra o futuro é continuar meus estudos, através de mestrado e doutorado, (se o futuro me permitir, porque cuido de minha mãe e meu filho pequeno), escrever muito ainda e ser exemplo na sociedade. Já faço trabalhos voluntários em vários grupos de ação social, na cidade na luta  constante de amor ao próximo.
  

Que recado você deixa para nossos gestores e para a sociedade em geral, incluindo os que visitam a Casadaptada?

O recado que deixo é acessibilidade já, como cito em minhas poesias:
ACESSO,
QUERO,
MEREÇO,
PRECISO.
ACESSO A INFORMAÇÃO
ACESSO A GRADUAÇÃO
ACESSO À EMOÇÃO.
ACESSO DE SER MÃE E DE SER UMA HONRADA PROFESSORA.
ACESSO DE GUIAR UMA MOTO OU DIRIGIR UM CARRO …
ESSE É O MEU DECRETO,SIMPLESMENTE O ACESSO QUE É O SEGREDO DESSE MEU SUCESSO!
ACESSIBILIDADE ,JÁ!

Iremos sortear o Livro da escritora ainda esse mês de Abril, aguardem!!

Livro professora capa frente