No Cinema do Museu, Cine às escuras quer incluir portadores de deficiênciasNo Cinema do Museu, Cine às escuras quer incluir portadores de deficiências

A temperatura deve subir na tela do Cinema do Museu, entre os dias 17 e 22 de março, quando acontece a mostra nacional de filmes eróticos Cine às Escuras. A novidade, contudo, está no eixo de formação pedagógica previsto pra mostra. São duas oficinas da programação: “Legendagem descritiva” e “Audiodescrição no audiovisual”.

Ministrada pela Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Bruna Leão, a oficina “Legendagem descritiva” aborda os estudos da tradução audiovisual envolvendo a legendagem para surdos como um recurso de acessibilidade comunicacional. Os participantes terão contato com os princípios básicos da legendagem para surdos e ensurdecidos em produções audiovisuais; uma abordagem teoria e prática sobre alegendagem para surdos; além da experimentação, elaboração de edição de legendas.

Já a oficina “Audiodescrição no audiovisual”, ministrada pelo também Mestre em Linguística Aplicada pela UECE Klístenes Braga, faz um panorama pelos estudos da tradução audiovisual, envolvendo a audiodescrição (AD) como um recurso de acessibilidade cultural e educacional para produções audiovisuais. Além de conteúdos teóricos e uma análise das pesquisas realizadas no Brasil sobre o tema, os participantes receberão uma introdução à elaboração de roteiros de audiodescrição utilizando o software Subtitle Workshop.

Para participar, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail vouverasescuras@gmail.com, preencher o formulário e escrever uma carta de intenção descrevendo o porquê gostaria de participar da oficina. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 10 de março.

Fonte: JC