Já estão mais do que comprovados os inúmeros resultados positivos da arte para pessoas com qualquer tipo de deficiência. A dança, a pintura, a música, o artesanato. Essas atividades já são muito utilizadas por arteterapeutas em todo o mundo pelos benefícios físicos, mentais e emocionais já comprovados.
 
Na área de artes plásticas, muitos artistas trabalham individualmente, mas alguns pensam de forma mais global e social é o caso deste artista, Dwayne Szot. Desde criança ele dizia que queria fazer um tipo diferente de arte, ajudando as pessoas e não apenas expondo suas pinturas em museu. Ele queria fazer arte para promover mudanças sociais. Ele define suas ações como criação de plenitude de experiências.
 
Como cresceu junto com seus irmãos adotivos com deficiência, conviveu em uma realidade de adaptação e busca por acessibilidade. A partir destas memórias de infância, se inspirou para criar um acessório que permite que crianças cadeirantes possam pintar no chão e que produzam bolhas.
 
 
Dwayne Szot é um artista que se dedica a criar e inventar peças e ferramentas para crianças com deficiência e já é conhecido pelo progresso de reabilitação de crianças graças a essas peças.
 
O artista começou suas criações no final dos anos oitenta, com a primeira versão de cadeira de rodas de pinturas. De lá para cá, só vem se aperfeiçoando e inventando novas maneiras de fazer a alegria de crianças com mobilidade reduzida em atividades artísticas.
 
Szot explica que o que ele criou vai muito além de fazer com que as crianças deixem marcas no chão. O que elas recebem é a oportunidade de curtir a vida em seu máximo, por meio de experiências plenas.
 
São pessoas como Szot que fazem do mundo um lugar melhor, mais inclusivo, mais acessível e mais feliz.