Aos 58 anos, a bailarina Leda Maria apresenta seu projeto solo “Espetáculo LIVRE”, na 10ª edição do evento que acontece em todo o Estado de SP, pela inclusão da pessoa com deficiência

bailarina leda maria
Apresentação do Projeto solo “Espetáculo Livre”

Sempre atuante e presente nas iniciativas ligadas às pessoas com deficiência, a bailarina Leda Maria Tronco apresenta toda beleza e leveza de uma dançarina, em seu recente projeto solo, o Espetáculo “Livre”.

Com Paralisia Cerebral, hoje aos 58 anos, Leda é uma das atrações da 10ª Virada Inclusiva – Participação Plena 2019, nesta sexta-feira, 29 de novembro. Apresentação será no palco Maria de Lourdes Guarda, no Parque da Água Branca, às 14h.

Idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do Memorial da Inclusão, a Virada Inclusiva é um evento que articula projetos de cultura acessível por todo o estado.

Neste ano a Programação acontece entre 29 de novembro a 03 de dezembro com atividades culturais, esportivas e de recreação em diversos espaços coletivos, públicos e privados.

Evento acontece em diversas cidades do Estado de SP

Na capital, além das atividades espelhadas pela cidade, também será realizada no Parque da Água Branca uma programação comemorativa. Haverá palestras, rodas de conversas e outras atividades  gratuitas e acessíveis.

BAILARINA SIM. PRECONCEITO NÃO

Apesar de usar cadeira de rodas, Leda não se acomoda. “Desde o ano de 2006, sou bailarina. E de 2014 até março de 2019, fui bailarina da Cia. de Rodas para o Ar, onde eu aprendi muito”, conta.

Em entrevista ao Jornalista Inclusivo, a bailarina que é carinhosamente conhecida como Ledinha, e enfrenta como poucos a Paralisia Cerebral, explica o verdadeiro propósito do seu espetáculo:

“Mostrar para todos, que nós, bailarinas com deficiência, podemos fazer um belíssimo espetáculo, cheio de alegria, com músicas felizes. E mudar o olhar das pessoas que nos veem com o olhar de dó”.

bailarina leda maria casadaptada
“Espetáculo Livre apresenta o encontro comigo mesma, porque eu quero dançar com muita alegria”

Esse projeto, de acordo com a Leda, tem outro objetivo, o de acabar com o preconceito contra qualquer artista com deficiência:

”Para ensinar as pessoas que nós somos iguais e queremos ser respeitados como todos”, como informa seu site.

Para realização do número, Leda pede apenas o “transporte e caixa de som”. E a duração do espetáculo é de 50 minutos, com músicas conhecidas pelo grande público:

‘Tente Outra Vez’ (Raul Seixas); ‘Além do Arco Iris’ (Luiza Possi); Velha Infância (Tribalistas); ‘Aos Olhos do Pai’ (Ana Paula Valadão); ‘Como é Grande o Meu Amor por Você’ (Roberto Carlos).

conheça-a-bailarina-leda-e-seu-espetáculo
Foto: Arquivo Leda Maria | Divulgação

É possível fazer contato através do site, do Facebook, ou por celular: (11) 97277-2365, mas através de mensagens, pois Leda não verbaliza, e utiliza uma prancha de comunicação alternativa.

Antes de encerrar esta entrevista ela me surpreende com a seguinte mensagem: “Eu estou muito feliz com a minha vida”.

 

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO: