Livro%2BRodas-para-Voar%2B01
Isabela Fialho apresenta Rodas Para Voar
Desmistificar preconceitos e servir de inspiração para as pessoas. Esse é o objetivo de Isabela Fialho, 22 anos, com o livro autobiográfico Rodas para Voar. A estreia no mercado literário da brasiliense acontece em dezembro de 2019, na cafeteria da loja Dane-se (210 Sul). O texto mostra as dificuldades vividas por cadeirantes em todo o Brasil, mas conclui com esperança: é possível continuar a sonhar e a realizar.
Isabela levava uma vida comum, semelhante à de muitas jovens brasilienses. Aos 19, namorava e tinha iniciado o curso de Comunicação Social na Universidade de Brasília (UnB). Tudo mudou ao fazer uma cirurgia estética, de redução de mamas. O anestesista errou a aplicação da medicação e atingiu um nervo. A falha provocou dores agudas e constantes. Na tentativa de aliviar o sofrimento, buscou tratamento. Novamente, outro profissional passou um cateter de modo equivocado, causando uma lesão medular parcial e privando a estudante dos movimentos das pernas.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Nada disso, contudo, freou Isabela. Depois de cinco meses de internação, ela voltou à faculdade. Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), usou a própria história para libertar pessoas com deficiência do julgo de incapaz. “A única coisa que nos incapacita é o preconceito”, afirma a autora. Rodas para Voar levou nota máxima na avaliação da banca julgadora da UnB.
DIVULGAÇÃO
 
Para aprofundar a pesquisa, Isabela entrevistou outros quatro cadeirantes, de diferentes idades e situações financeira. “São relatos de pessoas que fazem as mesmas coisas que a população em geral. Trabalham, estudam, namoram, se divertem e, por isso, estão constantemente superando desafios”, explica a autora.
No livro de Isabela, há também um capítulo dedicado a educar as pessoas com deficiência física sobre seus direitos, expor a falta de inclusão e representatividade em todos os setores sociais. “Na minha visão, as rodas não nos param. Pelo contrário, elas são como asas que nos impulsionam”, conclui.
Livro-rodas-para-voar%2B02
Capa/Reprodução
Rodas para Voar, de Isabela Fialho. Publicação independente. 88 páginas. Preço médio: R$ 29,80 (livro físico) e R$ 16 (e-book)
Fonte: Metrópoles