iz0
Aos poucos notamos algumas mudanças positivas no mundo fashion: novas marcas voltadas ao público plus size, modelos de diferentes etnias e estereótipos em editoriais de moda e nas passarelas, mas ainda há muito a ser feito nesta área.

Cadeirantes, por exemplo, quem volta suas atenções ao vestir desta parcela da população? A renomada estilista canadense Izzy Camilleri, através de sua marca IZ, lançada especialmente para quem vive sentado sobre as rodas.

A ideia surgiu em 2009, quando uma jornalista tetraplégica do jornal Toronto Star pediu à designer que fizesse algumas roupas próprias para quem é cadeirante. Foi então que a moça abriu os olhos para um mercado realmente carente de opções.

iz1

No mesmo ano, após muitas pesquisas, Izzy lançava suas primeiras roupas adaptadas na marca que leva seu nome. Em 2011, decidiu separar as coisas e a IZ passou a ser um negócio à parte, com direito à loja física, e-commerce e coleções sazonais.

Sua proposta é simples: levar mais acessibilidade à moda, tornando-a cada vez mais inclusiva. À primeira vista, as peças não parecem ser diferentes das ‘tradicionais’, mas seu diferencial se revela nos detalhes – como cortes específicos na parte traseira de blusas, camisas e casacos e calças e shorts com modelagem diferenciada.

É comum que quem use a cadeira de rodas tenha de abrir mão do estilo próprio para priorizar o conforto – uma vez que as roupas tradicionais podem ser desconfortáveis ao vestir e, com o tempo, causar atritos à pele.

iz3

Sendo assim, a IZ aposta em peças essenciais no dia a dia de todas as pessoas – como calça jeans, vestido, casaco, camisa social e afins – que sejam funcionais, porém sofisticadas e antenadas nas tendências de cada temporada.

Em 2015, a IZ fechou parceria com a agência The Garden, também do Canadá, a fim de apostar na divulgação da marca através de campanhas, mídias sociais, a criação de um logo e slogan próprios: ‘Você não compra mais influenciado por impressões, é você que as causa’.

O foco inicial é atingir o público norte-americano e incentivar outras marcas a seguirem o mesmo caminho. A parceria se estendeu além do branding da marca, investindo em incentivos sem fronteiras para enfatizar a proposta com a campanha ‘Fashion IZ Freedom’.

iz2

Juntas, a agência de publicidade e a grife lançaram a Access10, uma empresa de modelos portadores de deficiências físicas – alguns deles estrelas das campanhas da IZ.

Também criaram uma ação com a The Stop Gap, associação voltada à mobilidade social e urbana dos cadeirantes. 10% das vendas da IZ são revertidos à organização para a construção de rampas em diversas cidades – todas coloridas para chamar ainda mais a atenção das pessoas em geral para a causa.

Fonte: http://acoisatoda.com/2015/12/13/conheca-a-iz-marca-descolada-voltada-aos-cadeirantes/